domingo, 28 de agosto de 2011

Impressão 3D (i3D) ou Impressão Multi-Dimensional

É sabido que as impressoras 3D não foram criada para arquitetos. Na verdade a maioria dos fabricantes de impressoras 3D provavelmente nem sequer vêem a possibilidade para usar suas máquinas na Arquitetura. Em vez disso, esses equipamentos foram criados para a indústria aeroespacial, engenharia automotiva, designers e outras indústrias que exigem a produção de protótipos físicos para testar ou demonstrar alguns ou todos os seus elementos.  
 
Avanço rápido na tecnologia fez com que nos últimos 20 anos muitas empresas integrassem aplicações 3D CAD usadas em o escritório no processo de design. A arquitetura pode ser muito beneficiada com essa tecnologia de impressão 3D. No entanto, existem fatores que ainda limitam a sua total integração a esta áreadevido às técnicas pré-existentes de design para a visualização e o fato de que muitas aplicações permite a modelagem de superfície ou desenho de linha, em vez de apenas modelagem de sólidos com volume. Mas muita coisa boa pode ser aproveitada.

A impressão 3D (I3D) é uma forma de Manufatura Aditiva (MA). A Manufatura Aditiva (em oposição aos processos maquinais subtrativos), é a produção de objectos físicos juntando materiais líquidos, em pó ou em folha. Há vários tipos de Manufatura Aditiva, também designada por Manufactura de Sólidos de forma livre ou Prototipagem Rápida.


A impressão 3D é uma das possibilidade de MA, usa cabeças de impressão ou cabeças de impressão de jato de tinta, que em vez de tinta dispensam o material ou o agente de agregação em camadas, claro que há exceções como por exemplo a impressora 3D a luz solar e que usa areia como meio.
As camadas sucessivas (layers) juntas formam um objecto sólido, normalmente construído de baixo para cima. A I3D é normalmente um processo mais rápido e barato que as demais técnicas de MA. Por essa razão a I3D é normalmente a solução mais apropriada para reprodução de peças de arquitetura, engenharia e aplicações de construção - AEC.
Os primeiros protótipos de impressoras 3D começaram a aparecer nos anos 80, com Charles Hull nos EUA, fundador da 3D Systems e da estereolitografia[en] aplicada à prototipagem, sendo ainda detentor de 60 patentes nesta área e, Akamine que no Japão lançou o que designou por Solid Laser Plotter.
A série SLP baseia-se em fotolitografia a laser. Tem semelhanças com o sistema Mitsui Zosen COLAMM onde o modelo era construído invertido, ligado a uma plataforma que se levanta a cada camada sucessiva que se junta pela parte de baixo. Uma camada de resina líquida é depositada numa placa especialmente preparada e transparente ao laser. A plataforma e a estrutura já construída é baixada até à resina, deixando entre a peça e a placa uma película líquida com a espessura correta para a camada seguinte. Uma nova camada é "escrita" por debaixo da placa usando uma fotoexposição convencional, movendo o feixe usando uma traçadora XY. Depois de ter sido escrita a nova camada, a nova estrutura é elevada, separando a camada da placa e o processo é repetido até que todas as camadas estejam colocadas. A montagem final é retirada da placa de suporte.
Nestes quase 30 anos foram sendo desenvolvidos equipamentos primeiro de caráter industrial, depois de caráter profissional e finalmente produtos de caráter pessoal, embora ainda para pessoas com muita curiosidade e gosto por "sujar as mãos". De equipamentos que custavam algo entorno do milhão de dólares a algo que custa cerca de 1000/3000 €. Algumas destas impressoras são vendidas em kit e algumas delas são open source, podendo ser reproduzidas visto estar disponível quer os seus projetos quer o seu software como por exemplo as reprap e as makerbot. Há ainda serviços na web para os equipamentos de gama mais alta, como por exemplo a shapeways.


Muitos métodos de construção

O conceito de impressão tridimensional é um só, visando sempre à produção de um objeto detalhado com volume e profundidade, entretanto, até mesmo para uma única aplicação existem diversas tecnologias diferentes.
A primeira — e uma das mais tradicionais — consiste na sobreposição de diversas lâminas de polímeros, as quais são coladas por meio do conteúdo de um cartucho especial de cola e cortadas em locais específicos, camada por camada, conferindo a forma final. A cor do material também pode ser escolhida (dentre cerca de cinco opções, incluindo algumas translúcidas), mas deve ser aplicada em toda a peça.
Ao término do processo, o usuário precisa apenas destacar as partes remanescentes do bloco principal. Confira um vídeo da tecnologia sendo aplicada abaixo:
O segundo método consiste na aplicação de jatos do material em pó por meio de um cartucho de impressão, que são unidos de forma seletiva por outro cartucho com conteúdo adesivo. Esta é a tecnologia de impressão tridimensional mais rápida existente atualmente, além de ser também a única que permite a aplicação de finalização colorida nos objetos (simulando a pintura).
Uma variação da aplicação de cartuchos utiliza fotopolímeros em estado líquido, que são injetados e tratados em camadas por meio de uma lâmpada UV (ultravioleta). Aqui entra a combinação entre as cores preta e branca para a criação de tons de cinza, muito populares entre eletro-eletrônicos.
Outra mais recente trabalha com materiais sólidos (chamados de ABS), que são aquecidos em uma câmara e derretidos até o ponto de injeção, sendo aplicado então um método similar ao descrito acima. Por tratar com um calor realmente elevado, o objeto construído é imediatamente depositado em uma câmara com água para ser resfriado e finalizado.
Por fim — e voltada especialmente à produção de objetos realmente pequenos — temos a micro-fabricação tridimensional em gel, que utiliza lasers focados em diferentes pontos e distâncias para tratar o material até um ponto em que ele se torne sólido. Todo o restante que não foi focado é simplesmente lavado ao fim do procedimento, se desprendendo da peça. Componentes com tamanhos inferiores a 100 nanômetros são facilmente produzidos. Outro exemplo, novamente, são as peças interligadas com partes móveis.
Fica claro que cada uma delas possui suas próprias vantagens e problemas, cabendo a quem compra o equipamento definir as prioridades e necessidades, dentre questões como: custo dos materiais de impressão, maleabilidade, velocidade de impressão, capacidades (para um usuário ou vários compartilhados), qualidade e resolução (para impressão detalhada) e necessidade de cores.

Quem oferece os equipamentos
Acredite, são inúmeras companhias ao redor do globo, cada uma utilizando seus próprios métodos para a fabricação tanto da tecnologia quanto da impressora. Abaixo listaremos algumas das opções, seguidas dos respectivos modelos e — quando possível — o processo de aplicação dos polímeros.
Objet
A empresa é uma das mais versáteis do mercado, ofertando produtos para praticamente todas as necessidades com três linhas distintas. São elas: Alaris, Eden e Connex. A primeira é a mais compacta de todas (o primeiro modelo que clama ser Desktop), possuindo compatibilidade com processos de fabricação por gel (descrito acima) por meio da tecnologia PolyJet Matrix.
A linha Eden, por sua vez, conta com inúmeros produtos, voltados especificamente para a produção rápida de itens e equipamentos de precisão, bem como prototipagem rápida. Finalizando a linha deste fabricante, temos a série de ponta, Connex.
Linha de produtos Objet
Ela é uma das únicas do mercado a utilizar tecnologia para múltiplos materiais simultaneamente, o que permite objetos de rigidez variável, além de injeção dupla para alta durabilidade. Quer uma escova de dentes ou de cabelo, um molde macio, uma roda já com pneu acoplado ou até mesmo um controle remoto? Sem problemas!
Rodas? Sem problemas
Unique
Apesar do espectro multicolorido que fica por trás das imagens dos produtos, a empresa é séria quando o assunto é impressão tridimensional, colocando praticamente um computador inteiro dentro de cada item para que os projetos possam ser salvos e gerenciados em apenas alguns instantes.
Linha total
Sua linha de produtos tem tamanho variável para acomodar as diferentes necessidades de seus consumidores, e pode também imprimir todo tipo de aparato. O diferencial principal é a secagem rápida do material uma vez fora da câmara de impressão.
Dimension
A companhia carrega em seu slogan a mensagem de que é a número um, tendo como foco principal soluções empresariais e comerciais de médio a grande porte. São quatro modelos básicos, sendo oferecido ao usuário um sistema de questionário para que ele verifique qual é a melhor solução. A saída delas é de alta precisão, portanto voltada a engenheiros e projetos de peças (até mesmo porque o custo é proibitivo, girando em torno de quinze mil a trinta mil dólares).
Desktop Factory
É atualmente uma das companhias com oferta mais barata do mercado: seu modelo de impressora custa cinco mil dólares. Para a construção dos objetos é aplicada tecnologia de camadas, tendo como resultado final objetos fortes e duradouros  que podem ser aquecidos, pintados ou lixados, mas que não necessitam de reforço posterior.
Impressora? Uma das mais baratas
Fabjectory
Diferentemente de todas as concorrentes listadas até agora, a Fabjectory não é uma companhia especializada na produção de impressoras tridimensionais, mas sim um serviço que visa transformar objetos virtuais (a exemplo dos Miis, do Nintendo Wii, ou dos personagens de Second Life) em bonecos e brinquedos.


Termos comuns
 
STL arquivo -. Stl, Idioma Triangulação Standard. Todas as máquinas de prototipagem pode receber arquivos STL para imprimir. Quando você exportar ou salvar um arquivo como STL, todas as superfícies e as curvas de seu projeto são substituídos e convertido em uma malha. A malha contém uma série de triângulos que representam a geometria exata de seu projeto em seu estado original. Por que isso é importante? A importância de saber que isso ocorre é que a resolução do arquivo STL vai desempenhar um papel muito importante na qualidade final do modelo a ser construído. As faces dos triângulos podem aparecer onde deveria ser uma linha suave. Se isso ocorrer será necessário exportar uma resolução maior do arquivo STL e fazer os triângulos muito pequenos e quase imperceptíveis ou numa resolução superior ao da máquina.  
 
Estanques - arquivos STL devem ser estanques, a fim de ser produzido em um dispositivo de impressão 3D. Estanque pode ser melhor explicada como um sólido com volume que não tem buracos. Surpreendentemente, mesmo que você tenha criado sólidos em seu projeto, ainda hajar buracos no modelo que passou despercebido.
 
STL erros - Depois de exportar seu arquivo de projeto para o formato de arquivo STL, muitas vezes "erros" são identificados. Os erros não estão na exportação, mas são, na verdade nos objetos do arquivo. Assim como um software compilador verifica os erros de codificação de um programa antes do processamento, uma impressora 3D ou um visualizador de STL pode verificar o arquivo STL antes de começar a imprimir. Isso ocorre para evitar que o processo seja interrompido durane a fabricação do modelo
 
Seções transversais - Depois que o arquivo STL é criado a Impressora 3D 'dividi' o arquivo em uma série de seções transversais. Similar a como um cortador de laser cria as seções transversais. As seções transversais serão exatamente a espessura da camada das capacidades máquinas, hoje milimétricas. Todos os trabalhos realizados por Impressoras 3D produzem uma série de seções transversais, um em cima da outra, camada sobre camada, até que o modelo está completo.
 
Espessura da camada - cada tecnologia de impressão 3D tem especificações físicas e, portanto, limitações. Uma das especificações mais importante é a espessura em que a máquina cria as camadas (também conhecido como cross-section). Se você tem um detalhe tão fino quanto 0,001" de resolução, mas está usando uma máquina que produz usando 0,01", você pode dizer adeus a esse detalhe, pois a máquina irá ignorá-lo completamente. Trabalhar dentro dos parâmetros das especificações da máquina é algo crítico para obter a saída apropriada de seu projeto em 3D.
 
Material de modelo - Cada tecnologia de impressão 3D utiliza materiais diferentes para produzir a seção transversal de informação. Os materiais variam de plástico, resina líquida a pó de cera. 

Material de apoio - Cada tecnologia de impressão 3D usam materiais de apoio para apoiar as áreas durante a construção da seção transversal do modelo que precisam de apoio. Em suma, qualquer geometria que não tem material do modelo abaixo dela vai gerar material de apoio. Toda a tecnologia de impressão 3D usa material de apoio. O mais próximo é ZCorp que usa o material padrão como material de apoio. Existem custos associados com o uso do material de apoio semelhante ao material do modelo. 
 
Aplicações
 
Revit - O download do Exportador STL torna fácil para a exportação do seu modelo Revit para STL. Revit é um modelador de sólidos mas que não gera sólidos do tipo estanque o que normalmente produzirá erros. Devido aos erros conhecidos sugere-se que seja criado dois modelos sendo um para a construção e outro para impressão 3D já fechados.
Rhino - Muitas vezes as superfícies ou linhas são criados para criar o efeito de visualização desejado, sem ter que usar sólidos. Isso acelera o processo de design para a visualização, mas é definitivamente perdendo o ponto quando se trata de arquivos de STL. A experiência mostra que esse tipo de aplicativo ainda não está preparado para i3D.
3DS Max - Excelente na criação de arquivos STL. O problema é que a maioria dos arquivos projetados em Max foram utilizados para visualização. Transformar um arquivo de visualização em um arquivo de protótipo não é simples. Embora possível de se fazer, a estratégia ideal é projetar com prototipagem em mente.
Sketch Up -Não há exportação direta para STL.  No entanto, não é algo que possa ser descartado, recomenda-se exportar para dwg ou 3ds e importar para o 3DS Max e exportar o arquivo STL a partir daí.
Magics - uma aplicação poderosa STL recentemente lançado versão 13.0 que pode corrigir e manipular arquivos STL exatamente como desejado.O modelo usando Magics é bastante eficiente. Muitas tarefas que precisam ser corrigidos no aplicativo nativo pode ser feito em Magics muito mais rápido. Projetado principalmente para Engenheiros usando as máquinas Estereolitografia (SLA), eles começaram a integrar idéias bacana para ajudar a corrigir arquivos de arquitetura como "shrinkwrapping '. O Magics pode corrigir buracos e bordas ruins,  realizar operação Booleana de união de dois sólidos, inverter as normais dos triângulos, criar sólidos em estruturas de casca e muitos outros recursos. O aplicativo é excelente, mas requer muito tempo de aprendizado para se tornar eficiente.

A revolução no mercado de impressoras

A revolução no mercado de impressoras - Matéria divulgada no Jorna da Globo ( 23/07/09 - 23h59 - Atualizado em 24/07/09 - 01h46)


Vem aí mais uma revolução no mercado de informática: é a popularização da impressora em três dimensões. Nelas, não há papel. Tudo é feito em plástico ou gesso.


Testar objetos de consumo é um dos usos mais comuns dessas impressoras dentro das indústrias. E o motivo é a economia. "É quase um quarto do que custaria em relação a uma maquete feita a mão. Então a impressão em 3D permite, de um jeito barato, ter um protótipo que o comprador pode olhar, andar em volta, e sentir o que gosta e o que não gosta", explica Melissa Thomas, engenheira da Autodesk.

"A maior fabricante das impressoras 3D fica em Minneapolis no meio oeste norte-americano. O preço está cada vez menor. "Oito anos atrás nós tínhamos um preço de US$ 30 mil e era um produto revolucionário. Em fevereiro lançamos um produto pela metade do preço", conta Jon Cobb, Vice-presidente da Startays."

O inventor destas impressoras é o presidente da empresa, o engenheiro Scott Crumb. Quando ele criou essa tecnologia, há 20 anos não imaginava que elas um dia fossem chegar ao consumo de massas.

Segundo ele, vem aí às máquinas auto-replicantes, que fabricam cópias de si mesmas. "A máquina constrói a próxima máquina. Com a última que colocamos no mercado conseguimos fazer 32 partes da própria impressora. Portanto não é difícil prever que máquinas vão construir máquinas inteiras".




Fonte: Rede Globo / Jornal da Globo

AutoCad para iPhone e iPad

Com a popularização dos IPhones e IPad, a Autodesk lançou uma versão free disponível para esses aparelhos denominado de AutoCad WS.
A aplicação AutoCAD WS permite visualizar e também trabalhar (de forma limitada, como é óbvio) os desenhos directamente no iPhone, iPad e iPod touch, utilizando todo o potencial destas plataformas Multi-Touch.
Pode visualizar, anotar e fazer alterações ligeiras em todos os desenhos produzidos no gabinete na própria obra, sem necessidade de os imprimir nas habituais, enormes e pouco práticas folhas de papel.
Principais características

Vizualização:
    • A AutoDesk disponibiliza gratuitamente espaço online, para poder fazer upload dos seus ficheiros DWG e estes estarem sempre disponíveis nas plataformas móveis da Apple; • Pode visualizar todos os aspectos dos ficheiros DWG, desde referências externas, layers e imagens; • O zoom Multi-Touch funciona muito bem, tornando a navegação extremamente simples em documentos de grande escala;
Edição:
    • A selecção dos objectos é feita por toque, permitindo alterar a sua posição, escala ou fazer rotação; • Desenhe ou edite de forma precisa. Mesmo não tendo as ferramentas avançadas da aplicação desktop, permite a edição básica dos desenhos; • Pode adicionar notas de texto directamente aos desenhos; • Valide medidas e dimensões do projecto na própria obra; • Salve as alterações no seu espaço online AutoCAD WS, de forma que a equipa de trabalho tenha acesso imediato no gabinete;
Partilha:
    • Partilhe os seus ficheiros e projectos directamente da sua plataforma móvel; • Pode trabalhar simultaneamente com um colega no mesmo ficheiro DWG; • Pode visualizar em tempo real as alterações feitas no terreno por outros elementos da equipa no seu espaço online AutoCAD WS;
Fonte: AutoDesk
Download AutoCAD WS para iPhone e iPad



Impressão 3D - Materializando Idéias - Parte II

Dando continuidade ao último post sobre impressão 3D, selecionei mais alguns vídeos que demonstram como mais essa nova tecnologia pode ajudar a revolucionar o mercado de maquetes, a arquitetura, engenharia e todo o mundo.
Um equipamento como esse que já esteve muito além da imaginação de qualquer pequeno usuário, já que as grandes indústrias já utilizam há anos na confecção de protótipos, está começando a se popularizar. Com os preços em queda, um equipamento que antigamente custava algo em torno dos 40 mil dólares, hoje já pode ser encontrado por muito menos. Já há equipamentos sendo vendidos por cerca de 5 a 10 mil dólares e as empresas já trabalham para que os preços caiam para aproximadamente $2,5 mil. Algo bem mais acessível e que poderá ajudar a tornar realidade muitas idéias.
Para se ter uma rápida idéia do impacto que essa tecnologia pode proporcionar, imagine algum objeto plástico qualquer que venha a se quebrar. Basta obter o modelo desse objeto em CAD e reproduzí-lo na impressora que em poucas horas já o terá confeccionado com todas as características originais.





IMPRESSÃO 3D - MATERIALIZANDO IDÉIAS

Uma maquete é ferramenta fundamental para compreender e comunicar um empreendimento ou produto, além de auxiliar na configuração e solução construtiva de projetos.  Por muitas décadas se produziu maquetes físicas se utilizando de madeiras entre outros materiais. No entanto, a tecnologia evoluiu muito e com ela surge para revolucionar esta área, bem como a área de prototipagem, um equipamento chamado impressora 3D. Semelhante a uma impressora normal, o mecanismo produz objetos, levanta paredes - sem a ajuda de mão de obra. 
Esse tipo de impressão permite, portanto, desenvolver maquetes e protótipos em plástico a partir de desenhos feitos no CAD, por exemplo.  
A prototipagem rápida, técnica que permite a construção de modelos e protótiposfuncionais a partir de representações tridimensionais desenvolvidas em programasCAD, tem sido aplicada em diversas áreas, em especial na medicina e naodontologia. Sua aplicação na arquitetura, contudo, ainda é limitada, emconseqüência do elevado custo dos materiais de consumo utilizados nas impressoras 3D. 
As impressoras 3D podem criar e dar formas a objetos variados, além de reproduzir outros com facilidade e com a popularização dessa tecnologia em breve será possível produzir de tudo com baixo custo. Todo objeto visualizado tridimensionalmente na tela de um software de computação gráfica (CAD) poderão ser apalpados e testados depois de impressos. O suporte entra na impressora através de cartuchos, e tornam-se modeláveis através do aquecimento de 120 °C controlado no momento do molde, sem a necessidade de cola ou intervalo de impressão entre as peças. Como matéria prima para os protótipos/maquetes podem ser utilizados gesso, plásticos, silicones, resinas, ABS e vários outros tipos de polímeros.
Neste vídeo temos uma breve demonstração de como é feito o processo de impressão 3D.
No vídeo abaixo, podemos visualizar uma impressora 3D em funcionamento e a produção de uma maquete simples.
Mas, na produção de maquetes arquitetônicas, o quê essa área pode se beneficar? A resposta pode ser vista nos vídeos abaixo:


 
 
Fontes:
http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1241138-16021,00-A+REVOLUCAO+NO+MERCADO+DE+IMPRESSORAS.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo_virtual/2008/08/25/imprima_em_tres_dimensoes_1596258.html
 
 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

IrrigaCAD - Projetos de Irrigação

A Amanco está disponibilizando no mercado IrrigaCAD, o primeiro plug-in para AutoCAD com foco na idealização, cálculo e detalhamento de projetos de irrigação que oferece ferramentas específicas para proporcionar resultados mais rápidos, precisos e detalhados.
O IrrigaCAD é divido em 4 etapas:
  • Pré-lançamento - Identificação de curvas de nível e modelagem de terreno
  • Cultura - Cadastramento das culturas, criação, cálculo dos blocos de cultura e lançamento dos ramais
  • Adutora - Lançamento e cálculo de todo o sistema de irrigação
  • Detalhamento - Aponta detalhes do projeto e gera relação de materiais automaticamente ao final do projeto
O plug-in conta com um manual completo e seus  recursos são apresentados em uma barra  de ferramentas diferenciada, sem necessidade de menus ou de aprender novos comandos.

Site: www.amanco.com.br

Download

HidroCAD - Plugins para projetos hidráulicos em CAD

A Amanco inova mais uma vez e lança um programa que vai facilitar sua vida: HidroCAD Amanco, um software totalmente gratuito para projetos hidráulicos, que funciona como um plug-in do AutoCAD.

Com o HidroCAD Amanco engenheiros e projetistas poderão viabilizar seus projetos com mais facilidade, velocidade e qualidade, veja porque:
 
Interface intuitiva, fácil de aprender e usar;
  • Ferramentas versáteis que reduzem o tempo de projeto e evitam retrabalhos;
  • Inteligente, pois a cada passo o usuário analisa as opções disponíveis, bem como a consistência do projeto;
  • Rápido nos levantamentos, gera quantitativos instantâneos através da seleção dos elementos do projeto;
  • Prático e robusto nos dimensionamentos e cálculos, oferece recursos para adequação do projeto, com base nos resultados dos dimensionais;
  • Possui um conjunto de ferramentas complementares que facilitam o trabalho com o AutoCAD, uma vez que eliminam a necessidade de arremates. Ao invés do uso de comandos como TRIM, FILLET e INSERT, oferece recursos como unir peças, atualizar conexões, definir fluxo e gerar detalhes;
  • Conteúdos e ferramentas contextualizadas às necessidades do projeto.
  • Interface de cálculo de água fria e quente;
  • Manual em PDF.
Todos esses benefícios reunidos em uma ferramenta só e totalmente gratuita.

Site: http://www.amanco.com.br

Download

TupyCAD - biblioteca completa de símbolos hidráulicos para CAD

O TupuCAD é uma biblioteca completa de símbolos hidráulicos composta de todas as conexões TUPY BSP e NPT para operar em projetos hidráulicos, que segue normas internacionais para operar em AutoCAD, com a finalidade de tornar os projetos de tubulação mais eficazes. Para detalhamento de projetos e desenhos, o programa conta ainda com a parametrização em AutoLISP de todas as conexões fabricadas pela Tupy.

Site: http://www.tupy.com.br

Download

Epanet - Modelagem de redes de distribuição de água em sistemas de abastecimento

Desenvolvido pela EPA's Water Supply and Water Resources Division, EPANET é um software que modela a distribuição de água em sistemas de abastecimento, executando simulações de período-estendido do comportamento hidráulico e da qualidade  da água dentro de redes de tubo pressurizadas.
Redes de tubo consistem em tubos, nodos (junções de tubo), bombas, válvulas, e tanques de armazenamento ou reservatórios. EPANET localiza o fluxo de água em cada tubo, a pressão a cada nodo, a altura da água em cada tanque, e a concentração de substâncias químicas ao longo da rede durante um período de simulação. Podem ser simuladas substâncias químicas, idade de água, fonte, e traçado.
EPANET provê um ambiente computacional integrado para editar dados de contribuição de rede, corredor hidráulico e simulações de qualidade de água, e vendo os resultados em uma variedade de formatos. Estes incluem mapas de rede, mesas de dados, gráficos de séries de tempo, e enredos de contorno.
EPANET é software de domínio público que pode ser copiado livremente e pode ser distribuído. O manual, tutoriais e arquivos-exemplo podem ser obtidos no endereço: http://www.epa.gov/nrmrl/wswrd/dw/epanet.html 

Fonte: http://www.ecivilnet.com/

InfraCAD - Projeto de Redes de Infraestrutura redes de distribuição de água e de coleta de esgoto

O InfraCAD é um plugin gratuito para o AutoCAD fornecido pela Amanco que acrescenta ferramentas para auxiliar na realização dos cálculos referentes aos projetos de dimensionamento para redes de distribuição de água e de coleta de esgoto.

Através deste recurso é possível dimensionar e quantificar os itens do seu projeto, minimizar possíveis erros de especificação, já que seu conteúdo possui informações baseadas na normas brasileiras, além de gerar listagens prontas para serem enviadas e orçadas.





Recursos do InfraCAD:
  • Possui tubulação automática;
  • Faz a identificação de pontos de água e esgoto nos blocos sanitários;
  • Faz a localização automática de peças, com base na bitola e material;
  • Possui recursos tridimensionais para a parte hidráulica;
  • Tem um assistente contextualizado, com a finalidade de apresentar recursos e soluções para cada etapa de projeto;
  • Faz o dimensionamento de trechos com alteração automática de bitolas, quantitativo e esquemas verticais automáticos e instantâneos;
  • Faz a exportação de levantamentos e a geração de memorial descritivo do projeto;
  • Possui facilidades como indicação automática de elementos.
Sua instalação é rápida e fácil, em seu conteúdo existe um manual explicativo para ajuda e solução de problemas.

Site: www.Amanco.com.br

Download

TupyGás - Dimensionamento de instalações prediais de gás combustível.

O TupyGás é um software desenvolvido pela empresa TUPY para auxiliar os projetistas no dimensionamento de instalações prediais internas de gás combustível e do número de cilindros da central de gás. Desenvolvido com base nas normas ABNT de Instalações Prediais de Gás Combustível (GLP/GN). O programa adequa os resultados de cálculos aos produtos disponíveis no mercado.


Download

NOVO TIGRECAD 2011 PARA AUTOCAD 2010 E REVIT

 Já encontra-se disponível a mais nova versão do TigreCAD 2011, agora nas versões para o AutoCAD 2010 e REVIT, portanto, já com seus blocos (famílias) parametrizados conforme os conceitos de BIM.


O TigreCAD® é um aplicativo para o software AutoCAD® e Revit® desenvolvido para a Tigre S/A Tubos e Conexões pela OFCDesk. O TigreCAD® não é meramente um conjunto de Desenhos (Biblioteca) mas sim um software completo, destinado ao desenvolvimento e detalhamento dos projetos de instalações de Esgoto Predial, Água Fria (soldável, roscável e PEX), Água Quente (Aquatherm e PEX). Utilizando os mais modernos conceitos de BIM o TigreCAD® também atende plenamente aos usuários da plataforma Revit®.

Através de uma interface gráfica amigável e interativa são disponibilizadas ferramentas especiais para a inserção, edição e quantificação dos produtos Tigre inseridos em projetos do AutoCAD® e Revit®. Todos os produtos são disponibilizados em 3D facilitando a integração com projetos arquitetônicos e possibilitando uma percepção moderna dos projetos de tubulações.

Desenvolvido com tecnologia de ponta para AutoCAD® e Revit®, o TigreCAD® permite que os usuários possam projetar voltando sua atenção para o projeto. As regras e configurações dos produtos Tigre fazem parte das ferramentas de desenho evitando que o usuário cometa erros básicos em encaixe de produtos, posicionamento, diâmetro e compatibilidade. As tubulações e o projeto podem ser validados também segundo as normas NBR dentro do próprio projeto.

Todos os produtos estão disponíveis em páginas específicas contendo suas imagens reais, o que torna mais fácil a sua seleção com um simples clique do mouse. Após o término do desenho, ou a qualquer momento, o usuário pode efetuar a quantificação dos itens utilizados obtendo uma lista completa com a descrição, a quantidade e o código comercial dos mesmos. Esta lista pode ser visualizada na tela ou até exportada como arquivo de texto no formato CSV compatível com diversos aplicativos como o Microsoft Excel®.

Todas as dúvidas sobre a utilização do TigreCAD® podem ser esclarecidas através do arquivo de ajuda do programa, facilmente acessado no menu do sistema ou pelo serviço de Suporte Técnico via e-mail (suporte@ofcdesk.com) ou através do fórum http://forum.ofcdesk.com/default.aspx?g=topics&f=2

A utilização do TigreCAD® é gratuita por tratar-se de mais um produto voltado à afirmação do compromisso de qualidade e excelência no atendimento aos especificadores e usuários dos produtos Tigre.




AutoCAD® e Revit® são marcas registradas da Autodesk, Inc.

Excel® é marca registrada da Microsoft Corp.

Compatibilidade:
O TigreCAD® pode ser utilizado no AutoCAD® 2009, 2010, 2011 e 2012 além do Revit® 2010 e 2011 (em todos os casos, nas plataformas 32 e 64 bits).
  
Instruções para download: Ao clicar em download você será redirecionado para o site da Tigre, onde deve informará nome e e-mail para concluir o download do programa. Outras versões do TigreCAD também estão disponíveis na página

Download:  www.tigre.com.br

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tomadas USB

Quase todos os equipamentos eletrônicos que utilizamos atualmente como celulares, tablets, iphones, entre outros podem ser recarregados em portas USB. E foi pensando nisso que uma empresa chamada Fastmac criou e já disponibilizou para  a venda uma tomada USB converte a enegia de 110V para os 5V utilizados por esses equipamentos. O dispositivo conta com duas entradas usb e 2 tomadas de energia elétrica e pode ser instalada em caixa de pvc normais, portanto, dobrando a versatilidade das tomadas atualis. Segundo o fabricante, uma tomada dessa pode alimentar todos os telefones celulares que aceitam alimentação USB, incluindo 4 iPhone.
A instalação é muito simples conforme podemos visualizar nas imagens e vídeo abaixo.

Características
 


  • Tensão de entrada: AC 125V 50/60Hz 100 a
  • Tensão de saída: USB: DC 5.0V 2100mA (2,1 amperes)
  • Temperatura de operação: 0 a 35 graus Celsius (32 a 95 graus Fahrenheit)  
 O único "problema" é que ainda não encontra-se para a tensão de 220V e também não há no modelo do novo padrão brasileiro de tomadas.

domingo, 21 de agosto de 2011

PROJETO NEWPORT - AUTODESK

Falar de tecnologia como todos já sabem é um dos meus enormes prazeres, principalmente quando está relacionado com outras das minhas paixões que são Engenharia Civil e Arquitetura, principalmente Projetos.
Há vários posts meus venho falando de novas tecnologias empregadas na interação e visualização de projetos de AEC que espero transformar em tema de uma palestra futura com o objetivo de apresentar a profissionais e futuros profissionais da área o que poderá ser o futuro das apresentações de projetos.
A Autodesk, lider mundial em desenvolvimento de softwares para a nossa área de atuação apresentou um projeto inovador, que ainda encontra-se em fase de desenvolvimento em seus laboratórios, denominado por eles de Projeto Newport, onde se objetiva mesclar conceitos de desenvolvimento de jogos, com interfaces sensíveis ao toque, eliminando mouse e teclado e possibilitando interação em tempo real com os projetos de arquitetura.
Nesta tecnologia, umas das primeiras novidades que vai auxiliar as pessoas que não conseguem compreender e visualizar uma projeto técnico, é a possibilidade de se situar e caminhar dentro de uma planta baixa e ao mesmo tempo poder visualizar em uma tela o local onde se encontra dentro da futura edificação.
Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de mudar os materiais e revestimentos apenas usando pequenas placas correspondente ao material fazendo com que o ambiente interativo se atualize em tempo real. Além disso, utilizando-se de um modelo 3d sobre a interface, faz com que o projeto se apresente em perspectiva na sua parte externa. Essas funcionalidades permitem uma maior interatividade e oferece a capacidade de explorar materiais em tempo real sem a necessidade de se refazer todo trabalho para poder apresentar novas alternativas de acabamento.
O aplicativo poderá ser utilizado compartilhado em projetos feitos em Revit e 3DStudio.
Abaixo segue alguns videos demonstrativos dessa aplicação.
Aplicação feita em projetos de interiores.

Nesse último vídeo poderemos visualizar um pouco mais da sua funcionalidade e criação de materiais com mais detalhe.

                                                     Autodesk Showcase 2012 para AEC

Nada como um dia após o outro...

Essa semana foi marcada pela minha saída do cargo de coordenador da Central de Monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública - CIOSP e a tão sonhada transferência para o setor de Engenharia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte.
Estou deixando o órgão que ajudei a criar e que há quase 5 anos trabalhei. O setor que tive o prazer de montar e a equipe que me orgulho de ter podido estar a frente por cerca de um ano e quatro meses.
Nesses cinco anos de muito trabalho pude contribuir como membro de uma equipe de brilhantes profissionais na construção da História da Polícia Militar do RN. Modernizamos e trouxemos para o século XXI toda a comunicação de emergência dessa instituição centenária. Em poucos anos conseguimos fazer o que décadas não se fizeram.
Sinto-me feliz por ter podido fazer parte dessa história. Por ter feito amigos que espero tê-los por décadas a frente e por ter aprendido muito com todas as experiências que tive. Sentirei saudades da equipe de profissionais que são como anjos da guarda nas vidas de vários cidadãos norte-riograndenses e que tive a honra de estar a frente por quase dois anos.
Vou fazer minha história agora em outro lugar onde espero poder contribuir ainda mais com meus conhecimentos. Afinal, novos desafios vem pela frente. E estou preparado para todos. E hojje já tenho o reconhecimento dos que verdadeiramente importam: minha família e meus amigos.

E como um amigo sábio me disse:
"Todo dia se começaa um novo dia, por isso devemos sempre plantar flores para amanhã podermos andar descalços"

sábado, 20 de agosto de 2011

Maquetes Holográficas – Para Urbanístas e Engenheiros

Caros amigos, diariamente vejo surgir novas ferramentas voltadas para Interatividade e Visualização de Projetos Arquitetônicos.

Já cheguei a falar aqui sobre tecnologias 3D, Maquete Eletrônica e Interativa, Realidade Aumentada e hoje quero apresentar uma das mais incríveis ferramentas para a visualização chamada Maquetes Holográficas.

Em fevereiro a empresa norte americana Zebra Imaging 3D demonstra um sistema que permite visualizar modelos 3D, neste caso em Revit, através de um holograma sobre uma placa de plástico bastante fina.
A placa mais pequena com 30 x 30 cm custa cerca de $800, cerca de 590€. Pelo preço parece uma opção bastante acessível comparado com uma impressora 3D.
A Zebra imaging denominou a tecnologia de Maquetes Holográficas e que promete ser o futuro da representação arquitetônica aplicada ao urbanismo e à engenharia. Podemos visualizar essa novidade nos vídeos abaixo.
                                            Imagem criada utilizando o software CADMATIC.
 
A empresa Norte Americana Zebra Imaging 3D demonstra no vídeo um sistema que permite visualizar modelos 3D, neste caso em Revit, através de um holograma sobre uma placa de plástico bastante fina.
A placa mais pequena tem 30 x 30 cm e custa $799, cerca de 590€. Pelo preço parece uma opção bastante mais razoável que uma impressora 3D.


Essa apresentação é baseada na holografia que é, basicamente, uma maneira de fazer o registro para apresentar uma imagem em três dimensões pelo uso essencialmente da luz. O conceito foi criado em 1948 por Dennis Gabor e hoje se expande com as mais diversas utilidades e aplicações.
A fotografia apareceu como uma maneira de guardar conteúdos e imagens com a captura da luz. Mas, obviamente, ela não é capaz de uma captura completa e funciona como uma "reprodução chapada" em relação à realidade.
A holografia é justamente uma evolução das fotografias, capaz de capturar tridimensionalmente um objeto e a sua iluminação. Ou seja, se você olhar para um holograma, é quase como se estivesse vendo o objeto real, pois pode vê-lo em três dimensões e os efeitos das luzes sobre ele.

O estudo da tecnologia nunca para, e a holografia já avança para a chamada "Holografia Tátil". Ela está sendo estudada pela Universidade de Tóquio e utiliza várias ondas de ultrassom para criar uma interação de hologramas com pessoas e objetos do mundo real. Esta nova técnica já está sendo chamada de Realidade Aumentada 2.0 e consegue captar movimentos para que o objeto virtual interaja externamente com o usuário.



Logo que apareceu e durante os cerca de vinte anos seguintes, a holografia se manteve presa a uma limitação de um determinado grau de visão tridimensional e espectro de cores. Mas graças a esta empresa chamada Zebra Imaging, isso está prestes a mudar. As novas técnicas holográficas permitem um impressionante grau de liberdade de visualização, e em cores, o que nos leva a possibilidade de usar esta tecnologia de impressão para simular maquetes físicas.
Como é o processo?
Basicamente eles obtém o dado tridimensional de algum programa, como o Autocad, Revit, 3dsmax, Rino, Maya, solidworks, etc. De posse do arquivo tridimensional, um computador interpreta a imagem produzida e com uma impressora a laser especial, grava num fino filme plastico de um fotopolímero milhões de pequenos blocos, que quando vistos em conjunto formam a imagem. Graças ao computador e à precisão do laser, é possível imprimir esses pequenos blocos, chamados de “hogels” em ângulos. Os blocos funcionam como se fossem pixels.
technology1 O futuro holográfico da Arquitetura
Basicamente, o equipamento faz o desenho em um milhão de ângulos. Com isso, literalmente qualquer ângulo que seus olhos estiverem em relação ao material terá uma imagem correspondente com a perspectiva correta. Inclusive girar o desenho. Esta técnica avançada permite a correção de parallaxe tanto horizontal quanto vertical.
Como o processo é de uma impressão, não há necessidade de pilhas, baterias ou processadores. O objeto está lá, desenhado em todos os ângulos possíveis.
No final, o fino filme de fotopolímero é aderido a uma superfície rígida e recebe um acabamento.
Estamos entrando na era do tridimensional. Some esta tecnologia impressionante aos avanços com o OLED (diodo emissor de luz) e será possível ter um remoto lampejo do que a tecnologia reserva para o futuro.
 

Fonte: www.zebraimaging.com

Aplicações Web Gratuitas para Arquitectura e Design de Interiores

Este artigo reúne algumas aplicações existentes na web para trabalhos simples de arquitectura, para os que já estão fartos de autocad ou simplesmente não querem usá-lo.

  • Architizer: Rede social de arquitectos para arquitectos, ideal para mostrar trabalhos e encontrar clientes.
  • babycad: Ferramenta web de desenho 3D para criação de stands.
  • 30elm.com: Cada profissional pode colocar fotos dos seus trabalhos e encontrar clientes pela Internet.
  • buildy.net: Solução simples para desenhar plantas.
  • floorplanner.com: Para desenhar plantas com visualização 3D e possibilidade de usar vários objectos prontos.
  • ourbania.com: Permite registar com fotos e descrições os edifícios da sua cidade. Cada projecto pode ser classificado por estado, uso e localização, permitindo destacar os mais votados.
  • spacedesigner3d.com: Com possibilidade de criar plantas e fazer perspectivas em 3D.
  • scenecaster.com: Uma aplicação para desenhar em 3D e compartilhar o resultado nas redes sociais.
  • pcon Planner: programa que permite desenhar ambientes profissionais em pouco tempo. Inclui formato DWG nativo, importação de DXF, 3DS e SKP, integração com a galeria d3D do Google, etc.
  • planningwiz.com: Muito profissional e completo para o desenho de plantas, com versão de teste disponível online.
  • Project ButterFly: Projecto da Autodesk para levar o Autocad para a web. Uma plataforma que pode crescer muito nos próximos meses.
  • roominsight.com: Para indicar as salas com a melhor decoração do mundo. Ideal para encontrar inspiração e profissionais.
  • roomle: Sem necessidade de registo permite desenhar qualquer ambiente, com várias ferramentas muito simples de usar.
fonte: http://br.wwwhatsnew.com, por Uriel Pereira

 

MagicPlan - Mais informações

Como já foi apresentado em outro post, o MagicPlan é o aplicativo perfeito para quem  trabalha com reforma ou decoração de ambientes. Com ele, você pode criar plantas de qualquer lugar, usando apenas a câmera de seu gadget IPhone. Então vamos ver o funcionamento.
Assim que abrir o app, você pode visualizar um tutorial em vídeo, que mostra as melhores formas de trabalhar com o MagicPlan. Em seguida, já pode começar a criar seus projetos. Escolha a opção “New Plan” no canto inferior direito da tela e, em seguida, determine se o projeto é em um ambiente residencial ou comercial. Com isso, o MagicPlan utiliza o sistema de geolocalização para marcar o endereço do local.


Assim que terminar o trabalho, toque sobre o botão “Done” e o MagicPlan pede que você confirme a marcação das paredes, então, você é redirecionado para o painel de edição, onde pode mudar tudo o que quiser e ainda incluir novos itens na planta.















MIT cria projeto de monitorização de cidades em tempo real

O Massachussets Institute of Technology (MIT) criou uma tecnologia no SENSEable City Lab que permite observar cidades em tempo real. Munidos de ferramentas digitais como câmaras, micro controladores e sensores conseguem captar os movimentos e as transformações urbanas para compreender melhor a urbe.
A digitalização da cidade permite observar padrões nos transportes, clima e poluição, mas também tem potencialidades ao nível de outras dinâmicas urbanas como a social ou a económica.
Sendo uma plataforma aberta esta informação está acessível a todos o que significa que os cidadão podem absorver informação sobre o meio que os rodeia e fazerem escolhas em sincronismo, como por exemplo fazer decisões sobre que percorrer se existir congestionamento de trânsito.
Para os Arquitetos Urbanistas significa uma plataforma “raio-X” à semelhança do que usaria um médico para diagnosticar um paciente com esta tecnologia podemos inferir mais rapidamente quais os problemas que assolam o espaço urbanizado.
De momento só está disponível informação sobre Singapura mas espera-se para breve a integração de mais cidades.


Homepage: senseable.mit.edu
Fonte: (http://www.arq-e-tec.com/2011/04/mit-cria-projeto-de-monitorizacao-de-cidades-em-tempo-real/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter)

MagicPlan – Como criar Plantas baixa através de fotografias no iPhone

Hoje estou empolgado com a descoberta de um programa gratuíto para IPhone que possibilita criar plantas baixa através de fotografias sem precisar utilizar trenas. Com esse programa pode-se dizer que é o fim das medições manuais para os levantamentos arquitetônicos que tanto somos solicitados a realizar.
Esta ferramenta se utiliza da tecnologia do giroscópio presente nos IPhones e iPod Touch e com simples toques podemos medir e desenhar todos os ambientes de uma edificação e no final unir todas as partes a fim de gerar uma planta baixa completa da obra e exportar tudo para o Autocad, Sketchup ou outros programas já que ele pode exportar para diversos formatos de arquivo como DXF, PDF e JPG.
O software é de fácil utilização e muito intuitivo. Ainda não está disponível para sistema operacional Android, apenas para iOS 4.3.1, mas os utilizadores de iPhone 4 iPode Touch (4ª geração) e iPad 2 já podem utilizar ele perfeitamente.
O valor dele é gratuíto e poderá ser baixado no site itunes.apple.com e seu fabricante é a Sensopia
Imagem do programa:





Alguns vídeos mostrando as funcionalidades do software em uso pode ser conferido nos seguintes links:

Vídeo 1 - Introdução


Vídeo 2 - Capturando uma sala
Espero que tenham gostado.






Autodesk University Brazil - AUBrasil 2011

No próximo dia 21/09 irá ocorrer pela primeira vez aqui no Brasil o maior evento mundial da comunidade de projetistas e designers. O Autodesk University Brazil - AUBrasil 2011, irá ser realizado no Expo Center Norte em São Paulo, com palestras e apresentação de softwares voltados para a Computação Gráfica aplicadas em projetos de Engenharia, Arquitetura e Designer.Muitas empresas e profissionais de renome estarão presentes nesse evento que deverá trazer muitas novidades para essa indústria que cresce ano após ano em um ritmo surpreendente, entre elas o Projeto Newport que pretendo falar um pouco mais em outro post, impressão 3D e muito mais.
Veja o convite:
(http://www.youtube.com/watch?v=z11j7ezRvSQ&feature=youtu.be&a)

O evento reúnirá de uma só vez e em um único lugar:
  • Aulas e palestras de alto nível, focadas em conceitos, melhores práticas de projetos e uso das tecnologias Autodesk, baseado na experiência prática diária de empresas líderes do Brasil e do mundo.
  • Conteúdo dividido por indústria, proporcionando um aprendizado 100% direcionado à sua necessidade - e ministrado por profissionais líderes e com vivência real de trabalho.
  • Networking e troca de experiências entre especialistas em tecnologia da Comunidade Autodesk e de seus parceiros, profissionais experientes em design e projetos no seu mercado e líderes da indústria!
  • Exames gratuitos de Certificação da Autodesk em português.
 Inscrições: http://www.autodesk.com.br/registerAU2011

Agenda do evento: Agenda AUBrasil 2011

Confira abaixo o investimento necessário para você participar do Autodesk University Brasil!
R$ 100 – valor para inscrições até 20/09 (a véspera do evento)
R$ 75 – aproveite! Desconto de 25% para inscrições até 31/08
IMPORTANTE: Não são efetuados registros no local. Garanta já sua presença!
Maiores informações no site da Autodesk

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...