domingo, 28 de agosto de 2011

IMPRESSÃO 3D - MATERIALIZANDO IDÉIAS

Uma maquete é ferramenta fundamental para compreender e comunicar um empreendimento ou produto, além de auxiliar na configuração e solução construtiva de projetos.  Por muitas décadas se produziu maquetes físicas se utilizando de madeiras entre outros materiais. No entanto, a tecnologia evoluiu muito e com ela surge para revolucionar esta área, bem como a área de prototipagem, um equipamento chamado impressora 3D. Semelhante a uma impressora normal, o mecanismo produz objetos, levanta paredes - sem a ajuda de mão de obra. 
Esse tipo de impressão permite, portanto, desenvolver maquetes e protótipos em plástico a partir de desenhos feitos no CAD, por exemplo.  
A prototipagem rápida, técnica que permite a construção de modelos e protótiposfuncionais a partir de representações tridimensionais desenvolvidas em programasCAD, tem sido aplicada em diversas áreas, em especial na medicina e naodontologia. Sua aplicação na arquitetura, contudo, ainda é limitada, emconseqüência do elevado custo dos materiais de consumo utilizados nas impressoras 3D. 
As impressoras 3D podem criar e dar formas a objetos variados, além de reproduzir outros com facilidade e com a popularização dessa tecnologia em breve será possível produzir de tudo com baixo custo. Todo objeto visualizado tridimensionalmente na tela de um software de computação gráfica (CAD) poderão ser apalpados e testados depois de impressos. O suporte entra na impressora através de cartuchos, e tornam-se modeláveis através do aquecimento de 120 °C controlado no momento do molde, sem a necessidade de cola ou intervalo de impressão entre as peças. Como matéria prima para os protótipos/maquetes podem ser utilizados gesso, plásticos, silicones, resinas, ABS e vários outros tipos de polímeros.
Neste vídeo temos uma breve demonstração de como é feito o processo de impressão 3D.
No vídeo abaixo, podemos visualizar uma impressora 3D em funcionamento e a produção de uma maquete simples.
Mas, na produção de maquetes arquitetônicas, o quê essa área pode se beneficar? A resposta pode ser vista nos vídeos abaixo:


 
 
Fontes:
http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1241138-16021,00-A+REVOLUCAO+NO+MERCADO+DE+IMPRESSORAS.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo_virtual/2008/08/25/imprima_em_tres_dimensoes_1596258.html
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...