sábado, 20 de agosto de 2011

MIT cria projeto de monitorização de cidades em tempo real

O Massachussets Institute of Technology (MIT) criou uma tecnologia no SENSEable City Lab que permite observar cidades em tempo real. Munidos de ferramentas digitais como câmaras, micro controladores e sensores conseguem captar os movimentos e as transformações urbanas para compreender melhor a urbe.
A digitalização da cidade permite observar padrões nos transportes, clima e poluição, mas também tem potencialidades ao nível de outras dinâmicas urbanas como a social ou a económica.
Sendo uma plataforma aberta esta informação está acessível a todos o que significa que os cidadão podem absorver informação sobre o meio que os rodeia e fazerem escolhas em sincronismo, como por exemplo fazer decisões sobre que percorrer se existir congestionamento de trânsito.
Para os Arquitetos Urbanistas significa uma plataforma “raio-X” à semelhança do que usaria um médico para diagnosticar um paciente com esta tecnologia podemos inferir mais rapidamente quais os problemas que assolam o espaço urbanizado.
De momento só está disponível informação sobre Singapura mas espera-se para breve a integração de mais cidades.


Homepage: senseable.mit.edu
Fonte: (http://www.arq-e-tec.com/2011/04/mit-cria-projeto-de-monitorizacao-de-cidades-em-tempo-real/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...