sábado, 20 de agosto de 2011

Maquetes Holográficas – Para Urbanístas e Engenheiros

Caros amigos, diariamente vejo surgir novas ferramentas voltadas para Interatividade e Visualização de Projetos Arquitetônicos.

Já cheguei a falar aqui sobre tecnologias 3D, Maquete Eletrônica e Interativa, Realidade Aumentada e hoje quero apresentar uma das mais incríveis ferramentas para a visualização chamada Maquetes Holográficas.

Em fevereiro a empresa norte americana Zebra Imaging 3D demonstra um sistema que permite visualizar modelos 3D, neste caso em Revit, através de um holograma sobre uma placa de plástico bastante fina.
A placa mais pequena com 30 x 30 cm custa cerca de $800, cerca de 590€. Pelo preço parece uma opção bastante acessível comparado com uma impressora 3D.
A Zebra imaging denominou a tecnologia de Maquetes Holográficas e que promete ser o futuro da representação arquitetônica aplicada ao urbanismo e à engenharia. Podemos visualizar essa novidade nos vídeos abaixo.
                                            Imagem criada utilizando o software CADMATIC.
 
A empresa Norte Americana Zebra Imaging 3D demonstra no vídeo um sistema que permite visualizar modelos 3D, neste caso em Revit, através de um holograma sobre uma placa de plástico bastante fina.
A placa mais pequena tem 30 x 30 cm e custa $799, cerca de 590€. Pelo preço parece uma opção bastante mais razoável que uma impressora 3D.


Essa apresentação é baseada na holografia que é, basicamente, uma maneira de fazer o registro para apresentar uma imagem em três dimensões pelo uso essencialmente da luz. O conceito foi criado em 1948 por Dennis Gabor e hoje se expande com as mais diversas utilidades e aplicações.
A fotografia apareceu como uma maneira de guardar conteúdos e imagens com a captura da luz. Mas, obviamente, ela não é capaz de uma captura completa e funciona como uma "reprodução chapada" em relação à realidade.
A holografia é justamente uma evolução das fotografias, capaz de capturar tridimensionalmente um objeto e a sua iluminação. Ou seja, se você olhar para um holograma, é quase como se estivesse vendo o objeto real, pois pode vê-lo em três dimensões e os efeitos das luzes sobre ele.

O estudo da tecnologia nunca para, e a holografia já avança para a chamada "Holografia Tátil". Ela está sendo estudada pela Universidade de Tóquio e utiliza várias ondas de ultrassom para criar uma interação de hologramas com pessoas e objetos do mundo real. Esta nova técnica já está sendo chamada de Realidade Aumentada 2.0 e consegue captar movimentos para que o objeto virtual interaja externamente com o usuário.



Logo que apareceu e durante os cerca de vinte anos seguintes, a holografia se manteve presa a uma limitação de um determinado grau de visão tridimensional e espectro de cores. Mas graças a esta empresa chamada Zebra Imaging, isso está prestes a mudar. As novas técnicas holográficas permitem um impressionante grau de liberdade de visualização, e em cores, o que nos leva a possibilidade de usar esta tecnologia de impressão para simular maquetes físicas.
Como é o processo?
Basicamente eles obtém o dado tridimensional de algum programa, como o Autocad, Revit, 3dsmax, Rino, Maya, solidworks, etc. De posse do arquivo tridimensional, um computador interpreta a imagem produzida e com uma impressora a laser especial, grava num fino filme plastico de um fotopolímero milhões de pequenos blocos, que quando vistos em conjunto formam a imagem. Graças ao computador e à precisão do laser, é possível imprimir esses pequenos blocos, chamados de “hogels” em ângulos. Os blocos funcionam como se fossem pixels.
technology1 O futuro holográfico da Arquitetura
Basicamente, o equipamento faz o desenho em um milhão de ângulos. Com isso, literalmente qualquer ângulo que seus olhos estiverem em relação ao material terá uma imagem correspondente com a perspectiva correta. Inclusive girar o desenho. Esta técnica avançada permite a correção de parallaxe tanto horizontal quanto vertical.
Como o processo é de uma impressão, não há necessidade de pilhas, baterias ou processadores. O objeto está lá, desenhado em todos os ângulos possíveis.
No final, o fino filme de fotopolímero é aderido a uma superfície rígida e recebe um acabamento.
Estamos entrando na era do tridimensional. Some esta tecnologia impressionante aos avanços com o OLED (diodo emissor de luz) e será possível ter um remoto lampejo do que a tecnologia reserva para o futuro.
 

Fonte: www.zebraimaging.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...