domingo, 21 de agosto de 2011

PROJETO NEWPORT - AUTODESK

Falar de tecnologia como todos já sabem é um dos meus enormes prazeres, principalmente quando está relacionado com outras das minhas paixões que são Engenharia Civil e Arquitetura, principalmente Projetos.
Há vários posts meus venho falando de novas tecnologias empregadas na interação e visualização de projetos de AEC que espero transformar em tema de uma palestra futura com o objetivo de apresentar a profissionais e futuros profissionais da área o que poderá ser o futuro das apresentações de projetos.
A Autodesk, lider mundial em desenvolvimento de softwares para a nossa área de atuação apresentou um projeto inovador, que ainda encontra-se em fase de desenvolvimento em seus laboratórios, denominado por eles de Projeto Newport, onde se objetiva mesclar conceitos de desenvolvimento de jogos, com interfaces sensíveis ao toque, eliminando mouse e teclado e possibilitando interação em tempo real com os projetos de arquitetura.
Nesta tecnologia, umas das primeiras novidades que vai auxiliar as pessoas que não conseguem compreender e visualizar uma projeto técnico, é a possibilidade de se situar e caminhar dentro de uma planta baixa e ao mesmo tempo poder visualizar em uma tela o local onde se encontra dentro da futura edificação.
Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de mudar os materiais e revestimentos apenas usando pequenas placas correspondente ao material fazendo com que o ambiente interativo se atualize em tempo real. Além disso, utilizando-se de um modelo 3d sobre a interface, faz com que o projeto se apresente em perspectiva na sua parte externa. Essas funcionalidades permitem uma maior interatividade e oferece a capacidade de explorar materiais em tempo real sem a necessidade de se refazer todo trabalho para poder apresentar novas alternativas de acabamento.
O aplicativo poderá ser utilizado compartilhado em projetos feitos em Revit e 3DStudio.
Abaixo segue alguns videos demonstrativos dessa aplicação.
Aplicação feita em projetos de interiores.

Nesse último vídeo poderemos visualizar um pouco mais da sua funcionalidade e criação de materiais com mais detalhe.

                                                     Autodesk Showcase 2012 para AEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...